domingo, 4 de abril de 2010

NOVA PESQUISA VOX POPULI DESMASCARA DATAFOLHA

  Vox Populi: Dilma sobe cinco pontos entre janeiro e março, atinge 31% das intenções de voto e encosta em Serra, que fica parado nos 34%.


  A cada pesquisa que sai vai ficando mais difícil de dar certo as previsões do diretor do Ibope, Carlos Alberto Montenegro - aquele mesmo do Botafogo (que aliás perdeu e foi eliminado pelo meu Santa Cruz)-, de que Lula não conseguiria eleger seu candidato. Não sei de onde ele tirou isso, mas o fato é que a cada pesquisa a diferença vai diminuindo. Há poucas horas atrás saiu uma pesquisa do Vox Populi dando conta de que mais uma vez a diferença caiu. Dilma sobe cinco pontos entre janeiro e março, atinge 31% das intenções de voto e encosta em Serra, que fica parado nos 34%. O resultado do Vox Populi colide frontalmente com a tendência apontada pelo Datafolha em 27 de março, quando o instituto da família Frias atribuiu um súbito crescimento de 9 pontos ao candidato demotucano, chegando a 36%, enquanto Dilma oscilava negativamente, de 28% para 27%. 
  É possível que mais do que em outras eleições a manipulação das pesquisas torne-se parte integrante da campanha. Uma campanha que promete rivalizar com a de 1989, momento em que a imprensa brasileira agiu sistematicamente como um partido político. A novidade é que ao contrário daquela época, hoje os integrantes da grande mídia dizem, ainda que entres seus pares, que vão mesmo agir contra um  dos projetos político. Não foi outra coisa o que fez a Sra. Maria Judith Brito, presidente da Associação Nacional dos Jornais e executiva da Folha de S.Paulo, quando disse textualmente que "obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada". Mais uma vez repito aqui neste blog: isso é de uma ignomínia completa. Mesmo os meios de comunicação que não são concessão, como no caso dos jornais impressos teriam que fazer como fez a Carta Capital, que dizia abertaente que apoiva Lula nas Eleições. Eles continuam tentando vender ao grande público que agem de forma isenta.
  Essa pesquisa também desmascara aquela montagem feita pela Folha de São Paulo e seu Datafolha, quando deram ao candidato tucano uma vantagem de 9 pontos. Vários blogs de informação já estavam cantando essa pedra, afirmando que as pesquisas seguintes iriam contradizer a pesquisa da Folha. 

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