Por que "Encontro Radical"? Porque todos nós em alguns momentos da vida vivenciamos experiências que de alguma forma produziram uma inflexão nas nossas rotas existenciais. São momentos que dão uma dimensão, digamos assim, mais nobre a nossa existência.
Este era também o título de uma série que a editora brasiliense publicava na década de 1980, sobre autores importantes do cenário lítero-político-existencial de todos os tempos.
Na próxima quarta-feira, 21 de setembro, o Ministério da Cultura abrirá consulta pública para receber sugestões às metas propostas para o Plano Nacional de Cultura (PNC), instituído pela Lei nº 12.343/2010. O objetivo da consulta é receber contribuições da sociedade civil e de gestores públicos para o processo de construção das metas que nortearão as políticas públicas no campo cultural, no período de dez anos de vigência do PNC.
A consulta, disponível até o dia 20 de outubro, reafirma o compromisso do MinC com os processos democráticos, participativos e abertos com relação à formulação de políticas culturais.
Logo após o período da consulta pública, representantes do MinC e do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) – órgão colegiado integrante da estrutura básica do Ministério da Cultura – se reunirão para a consolidação final das metas, as quais serão publicadas em dezembro próximo.
Os bancos comunitários vão se expandindo cada vez mais, e as histórias de sucesso seguem no mesmo rumo. No passado, nos tempos sombrios de FHC, eles chegaram a ter dificuldades, pois estavam fazendo circular moedas próprias, e como se sabe, cunhar moeda é um monopólio do estado. Só que deixava-se de perceber o enorme potencial de crescimento local, além de outros tantos dividendos, tais como o empoderamento comunitário, e a concomitante consciência das possibilidades cidadãs que daí advinham. Cidade de Deus, no Rio; Saracuruna, em Caxias e Preventório, em Niterói, se somam a outras tantas comunidades Brasil afora que adotaram essa iniciativa. Vida longa aos Bancos comunitários.
Os dirigentes da associação SNAP, orientados pelos advogados da ONG americana "Centro para Direitos Constitucionais", entraram com uma ação para que o Papa seja julgado por "responsabilidade direta e superior por crimes contra a humanidade por estupro e outras violências sexuais cometidas em todo o mundo".
A organização acusa o chefe da Igreja católica de "ter tolerado e ocultado sistematicamente os crimes sexuais contra crianças em todo o mundo". À queixa acrescentaram 10.000 páginas de documentação de casos de pedofilia. Uma associação americana de vítimas de padres pedófilos anunciou nesta terça-feira ter apresentado uma queixa ante o Tribunal Penal Internacional (TPI) contra o Papa Bento 16 e outros dirigentes da Igreja católica por crimes contra a humanidade.
A SNAP possui membros nos Estados Unidos, Alemanha, Holanda e Bélgica, quatro países muito afetados pelo grande escândalo de pedofilia que envolve a Igreja. "Crimes contra a dezenas de milhares de vítimas, a maioria crianças, foram escondidos pelos líderes nos mais altos níveis do Vaticano. Neste caso, todos os caminhos levam a Roma", declarou a advogada Pamela Spees. Os bispos e, em alguns casos, o próprio Vaticano rejeitou ou ignorou muitas das queixas das vítimas de padres pedófilos. O escândalo desacreditou a Igreja em vários países na Europa. A SNAP não acredita nesse desejo de transparência e justiça, e não moderou suas acusações.
O Papa Bento 16 expressou sua vergonha e pediu desculpas, apelando para a tolerância zero contra os pedófilos. Ele também pediu aos bispos do mundo, que têm a responsabilidade primária sobre seus sacerdotes, a plena cooperação com os tribunais criminais.
Em um passado recente éramos todos, de alguma forma, reféns das informações que circulavam na grande mídia. Os canais paralelos eram, não obstante sua importância, muito limitados a abrangiam proporcionalmente poucas pessoas. As novas tecnologias de comunicação possibilitam uma menor assimetria na medida em que faz de todo consumidor de informação um produtor, ao menos potencialmente.
Dia 11 de setembro é uma data que a grande mídia elege como o dia que devemos todos relembrar os atentados contra as torres gêmeas na cidade de Nova York. Obviamente que foi um acontecimento de grande magnitude e que deve ser lembrado por todos. Mas ao mesmo tempo em que comemora-se (no sentido de lembrar junto) essa ocorrência elide-se, ou tenta-se elidir o que representa essa mesma data para um país vizinho, o Chile, ou mesmo para todo o continente visto que a incursão estadunidense era continental. Nesse dia o Chile mergulhou em uma grande noite escura, e seu presidente foi deposto e assassinado por uma ação militar patrocinada pelo governo dos EUA. Esse mesmo país, cujo estado terrorista tem sido denunciado até mesmo por pessoas lá nascidas, que chora as vítimas de um atentado terrorista supostamente praticado por grupos fundamentalistas muçulmanos, teria que fazer uma profunda reflexão do que representa no cenário mundial. Recentemente o crítico Herold Bloom nos alertou com relação as similitudes que envolvem os EUA hoje e o ambiente nazista da Alemanha pré Hitler. Mas, parece que ao contrário de uma reflexão que os leve a compreender que a sanha belicista encetada por eles acaba por levar todo o mundo, e eles mesmos, a instabilidade e que isso só interessa a poucos grupos privados, eles preferem fazer crescer movimentos como o direitista tea party, e outros grupos direitistas que estão dentro do partido republicano.
Para que comemoremos juntos esse dia 11 de setembro, nada melhor do que este vídeo do cineasta inglês Ken Loach. Vejam:
Participo de uma lista de discussões em torno do tema da disciplina Etnomusicologia e lá deu pano pra muita manga a disponibilização desse v...
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Encontro Radical
Olá Pessoal, este blog se destina a ser um espaço de divulgação e reflexão a cerca de temas como educação, cultura, política e assuntos afins. Aqui também disponibilizarei artigos e textos meus e de amigos, ou ainda outros que eu considere interessante. As pessoas que eventualmente acessarem esse blog fiquem a vontade pare enviar material, elogiar ou fazer críticas.
O LOBO DA ESTEPE - Trata-se de um romance de Hermann Hesse ambientado na década de 1920, no qual se conta a história de um personagem complexo dividido entre o sublime de uma vida cultivada na "alta cultura", e uma vida desregrada, sensual e libertina. No final o leitor é conduzido ao "Teatro do Absurdo: só para loucos". Enfim, uma passagem memorável da literatura mundial.
Filmes radicais
O ANJO EXTERMINADOR --- Depois de uma festa, os convidados simplesmente não conseguem deixar o local, sem que haja uma explicação racional para isso. Conforme o tempo passa, as máscaras dos antes bem relacionados começam a cair e revelar suas verdadeiras e mais profundas facetas. O anjo exterminador é um filme do cineasta espanhor Luis Buñuel
O CANGACEIRO ---O cangaceiro, filme realizado em 1953, foi um dos maiores sucessos do cinema brasileiro de todos os tempos. Escrito e dirigido por Lima Barreto, com diálogos criados por Rachel de Queiroz, O cangaceiro foi o primeiro filme brasileiro a conquistar as telas do mundo. Considerado até hoje o melhor filme produzido pela Companhia Cinematográfica Vera Cruz, sua história se inspirava na lendária figura de Lampião: O bando de cangaceiros do capitão Gaudino semeia o terror pela caatinga nordestina. A professora Maria Clódia, raptada durante um assalto do grupo, se apaixona pelo pacífico Teodoro. O forte amor entre os dois gera grande conflito entre a turma. O Cangaceiro ganhou o prêmio de melhor filme de aventura e de melhor trilha sonora com a música "Olê muié rendeira", interpretada pela também atriz Vanja Orico no Festival Internacional de Cannes. O sucesso em Cannes levou o filme para mais de 80 países e ele foi vendido para a Columbia Pictures. Só na França, ficou cinco anos em cartaz. O filme foi filmado em Vargem Grande do Sul, interior do estado de São Paulo. Segundo o diretor, a paisagem da cidade se parecia muito com a nordestina.
O DESTINO --- Produção Franco-egípcia dirigida por Youssef Chahine, que conta uma passagem da vida do filósofo Averróes na Córdoba do século XII. Imperdível para aqueles que têm interese nesse momento histórico da presença dos árabes na penísula Ibérica. De resto é um filme muito bonito com muita música e dança.
UM HOMEM COM DUAS VIDAS --- Através de um mosaico complexo de flashbacks, um velho homem com o nome de Thomas van Hazebrouck lembra da vida e de como alguns eventos poderiam tê-la tornado diferente. Aos oito anos, Thomas se convenceu que fora trocado na maternidade com outro bebê, seu vizinho Alfred Kant. Ainda na infância, cria o alter-ego Toto - um agente secreto que o acompanhará por toda a vida - que resgatará seu pai e matará Alfred, o homem que, por duas vezes, roubou os amores de sua vida: sua irmã Alice e, mais tarde, Evelyne. A infância de Toto é repleta de momentos sensíveis e emocionantes diante da ingenuidade do menino no momento em que descobre que sua irmã já tem seios, ao defender seu irmão de uma brincadeira maldosa dos demais garotos da rua ou quando confronta Alfred contando que foram trocados na maternidade. Inevitavelmente, toda a vida de adulto de ambos é permeada pelos acontecimentos da infância, pelo eterno confronto e, para Toto, por dificuldades em relacionar-se com Evelyne, cuja semelhança com sua irmã Alice é inegável. Apesar de sua falta de linearidade ? e principalmente pela falta da ordem cronológica normalmente adotada nos filmes - Jaco van Dormael nos leva a contemplar a vida de Toto e, ao mesmo tempo, pensar sobre nossas vidas, sonhos e fantasias. Direção: Jaco van Dormael