sábado, 5 de junho de 2010

Celso Amorim no Roda-Viva

 Segunda-feira, dia 07 de junho, o entrevistado do programa roda-viva, da TV Cultura e retransmitido pela TV Brasil, será o Celso Amorim, ministro das relações exteriores do governo Lula. Abaixo o texto de apresentação da entrevista.
Celso Amorim
Ministro das Relações Exteriores

Nações emergentes começaram a ganhar maior espaço nas discussões diplomáticas mundiais e o Brasil passou a ser um ator mais presente e atuante nesse novo cenário, inclusive como mediador de conflitos. A estabilidade econômica ajudou a colocar o país em evidência e dar maior visibilidade, participação e influência nas questões internacionais.

No mundo, a voz do Brasil passou a ter mais importância e o país ampliou as suas relações comerciais e políticas. O acordo nuclear assinado com Irã e Turquia deu um passo importante no sentido de evitar sanções ao país islâmico, mas que ainda corre o risco de acontecer já que os Estados Unidos não consideraram o acerto satisfatório.

O recente incidente em águas internacionais no Mar Mediterrâneo entre forças de Israel e a tripulação dos navios que levavam suprimentos para a Faixa de Gaza reabriu a discussão sobre os conflitos na região. As principais lideranças mundiais, incluindo o Brasil, deram as suas opiniões sobre o assunto num momento que surge um novo apelo para uma solução pacífica para o Oriente Médio.

Na América Latina, o Brasil firmou-se como líder e mediador de conflitos, mas o país aumentou a sua presença em todo o mundo. Desde 2002, o Brasil ampliou os postos espalhados nos continentes, entre embaixadas, representações, consulados e vice-consulados. De 150 postos em 2002 para 216 em 2010, com atenção especial para o continente africano, que recebeu 16 novas embaixadas, das 35 criadas.

eleições 2010

 A campanha presidencial promete esquentar logo depois da copa. Mas para aqueles que se interessam pelo tema a prévia já tá quente. É que a iminência do lançamento de um livro do jornalista Amaury Ribeiro Jr., no qual se conta detalhes do processo de privataria levado a cabo pelo PSDB na década de 1990, está tirando o sono do candidato José Serra. É claro que os tucanos não vão entubar esta de forma pacífica, afinal eles contam com um grande aparato midiático (conhecido como PIG), que está tentando inverter a situação, afirmando que trata-se de um dossiê montado pela campanha da Dilma. Segundo Luís Nassif, em seu blog, a grande mídia não menciona o referido livro, e trata-o como um dossiê em favor da candidata petista. Nesse imbróglio todo o candidato Serra, aproveitando o que a grande mídia veicula, afirmou que o PT está por trás da montagem, fato que levouo PT a arguí-lo juridicamente. 
 Alguns analistas afirmam que todo esse desespero do PSDB  tem um sentido, ou melhor, é um sintoma da percepção da derrota iminente. Alguns analistas internacionais chegam a dizer, concordando com o que eu digo há algum tempo, que a vitória do PT pode se dar ainda no primeiro turno.
 É viver e ver!!

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Inteligência coletiva

O título desta postagem é homônimo de um livro de Pierre Levy que aponta para uma percepção menos individualizada de inteligência. Em apoio a esta visão o autor desenvolve o conceito de "Ecologia cognitiva", e, simplificando ao máximo, esta encontraria nas redes informáticas, ou no ciberespaço, um lugar privilegiado de desenvolvimento e construção. Mas ressalte-se, e ele faz questão de frisar isto, que este ciberespaço não seria apenas um meio pelo qual os conhecimentos se espraiariam. Não! Esta estrutura tecnológica seria um agente ativo, possibilitando a emergência de uma nova cultura construída coletivamente - a cibercultura.
Passeando pela rede encontrei o "Coleções nerds", blog de um jovem potiguar e aluno de filosofia, que digitaliza e disponibiliza na rede uma série de livros de filosofia, história da filosofia, sociologia e mitologia. É um verdadeiro espírito de colaboração, e sem dúvida muito útil para pesquisadores e interessados em geral. Ponho um link abaixo para todos que se interessem por este tema.

http://colecoesnerds.weebly.com/index.html

vocês têm um papel muito importante no mundo!!

Em uma entrevista recente o diretor de cinema Oliver Stone, que está no Brasil para lançar seu filme "Ao sul da fronteira", no qual investiga a nova configuração política na América Latina, fala a respeito da presidenciável Dilma Roussef e de seu interesse em conhecê-la. Stone parece estar, como muitas pessoas hoje no mundo, compreendendo as novas configurações políticas e o papel extraordinário do Brasil nesse novo momento planerário. Parece também estar consciente do papel que o Brasil joga nesse cenário, é fruto da administração Lula e das orientações que emergem desse governo.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Antônio Nóbrega

Antônio Nóbrega é o Brasil profundo! Sem xenofobia ou qualquer coisa parecida. No momento em que postava esse vídeo reparei que não tinha ainda postado nada dele. Um erro que agora reparo.

Mente brilhante: desenvolvendo a genialidade

Este é um documentário sobre a vida de Susan Polgar, a primeira mulher enxadrista, quer dizer, a primeira mulher mestre em xadrez. Sua história é muito interessante, pois é o caso de uma genialidade desenvolvida a partir das teses do seu pai. Ele acahava que qualquer criança poderia desenvolver uma habilidade extraordinária,e para isso era necessário que se observasse qual a tendência que a criança manifestava. O fato é que o pai de Susan praticou sua teoria na própria filha, e o resultado parece ter sido interessante, a se levar em consideração o conteúdo do documentário.