quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

O futuro dos alimentos

Não circula nos grandes aparatos midiáticos os crimes perpetrados diariamente pelo agro-negócio. Trata-se de crimes contra a soberania alimentar dos povos e que põe em risco, se não a existência do planeta, a própria vida de milhares ou bilhões de pessoas. Bom, muito de nós já sabemos disso, mas é preciso comprometer cada vez mais pessoas com um tipo de consumo e de prática social que apontem para a compreensão dos riscos do modo de vida qua as "monsantos" da vida nos oferece.
O vídeo abaixo é importante no sentido de divulgar o que está acontecendo com industrialização da agricultura; o controle legal das sementes, com a concomitante redução das mesmas e o impacto disso tudo na vida das sociedades humanas.
Estima-se que no passado havia mais de 5.ooo tipos de batatas, por exemplo, e só nos EUA havia, no século XIX, mais de 7.ooo variedades de maçãs. Tudo isso foi reduzido para melhor controle das indústrias de veneno e de sementes, tendo essas duas se juntado e se transformado em grandes conglomerados, como a já mencionada monsanto.
O vídeo é ótimo para trabalho em sala de aula. Vejam (aqui está somente a primeira parte):

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget