domingo, 25 de abril de 2010

o que Mano Brown, dos Racionais Mc's, tem a dizer sobre José Serra

Tem-se dito que aquele potencial crítico abrigado outrora na MPB, encontra-se agora alojado no moviemento hip-hop, através do rap. Isso não quer dizer que a MPB esteja obrigatoriamente destituída dessa potência. Mas talvez até por uma questão classista, são os "manos" da periferia que tenham coisas fortes pra dizer. Veja por exemplo o caso da tortura. Durante a ditadura militar no Brasil, os jovens de classe média que se insurgiram contra ela foram vitimados por essa odiosa instituição (por mais que a Folha de São Paulo insista numa "ditabranda"). Mas agora os tempos são outros, e as vítimas da violência policial são preferencialmente jovens pretos e pobres das periferias das grandes cidades. Os números são estarrecedores. Por uma questão classista, então, não é mais a MPB, claramente identificada com a classe média, a fazer a crônica desses dias difíceis para tantos jovens. Surge então com caráter de denúncia, mas não só, os "rappers", tais como Rappin hood; Sabotage (ja falecido vítima de violência); Gog, MV Bill e Mano Brown, que abaixo dá uma declaração sobre o presidenciável José Serra. VEjam o que ele diz:

Um comentário:

  1. Mano brown realmente representa, raramente voce consegue ve-lo na grande mídia e ao contrário de outros rappers pelo mundo afora que agora sao "queridinhos" da grande mídia o vocal dos racionais faz questao de nao "fechar" com ela.

    Vale a pena conferir tambem o que ele tem a dizer sobre a política de cotas, a polícia e tambem o que ele faria caso fosse presidente da republica (!):

    Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=59bSX0ay9wY

    Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=PQ4dP2evx9w&feature=related

    ResponderExcluir