sábado, 6 de agosto de 2011

HOJE, 06 DE AGOSTO, FAZ 66 ANOS QUE O ESTADO TERRORISTA DOS ESTADOS UNIDOS LANÇOU SUA PRIMEIRA BOMBA ATÔMICA SOBRE O JAPÃO

 O sentido da palavra comemoração é o de lembrarmos juntos, geralmente algo que seja importante para a constituição de uma comunidade. Somos, afinal, o resultado de um conjunto de ocorrências que vão se dando de forma aleatória fruto de escolhas anteriores. Essas escolhas vão gerando outras, que vão gerando outras num processo caleidoscópico e, de certa forma, caótico. Hoje, 06 de agosto, comemora-se (não no sentido de festejo, mas no sentido de um compartilhamento de uma memória) 66 anos do lançamento da primeira bomba atômica. O país que lançou a bomba foi os Estados Unidos da América, todos sabem. Este mesmo país que hoje se encontra numa encruzilhada que talvez o leve a perda da hegemonia mundial. Hegemonia esta construída justamente a partir daquela vitória. 
 Os Estados Unidos saíram daquele processo cuspindo fogo para todo lado, por mais que sempre tenha sustentado um discurso de paz e de democracia. Mas os fatos desautorizam completamente esse discurso, pois o que este país fez a partir dessa bomba, não obstante ele já ter uma atitude belicosa desde o final do século XIX, foi perpetrar invasões; atuar em conspirações; derrubar governos eleitos, como fizeram no Brasil e em vários países do continente. Se Hitler merece nosso repúdio, o que dizer dos Estados Unidos e seu Estado terrorista (como disse Chomsky). Enfim, o vídeo abaixo é difícil de ver até o fim, mas é importante, principalmente para as novas gerações, para que elas tenham uma visão mais clara da História.

Nenhum comentário:

Postar um comentário